Queijo de Azeitão

Processo de fabrico

O queijo de Azeitão é produzido através do esgotamento lento da coalhada após coagulação do leite de ovelha cru e estreme, por acção de uma infusão de cardo que lhe confere um sabor verdadeiramente peculiar num misto de àcido, salgado e picante.
Tem um tempo de cura no mínimo 20 dias, e durante esse período os queijos são virados todos os dias e lavados para que a crosta se mantenha lisa e limpa.
No final obtém-se um queijo de pasta ameanteigada, untuosa, ligeiramente amarelada, que deforma lentamente.
O aroma e sabor são característicos, limpos e inconfundíveis! Tem um peso de 250g ou 100g.

Como servir

Este queijo pode ser servido como entrada original ou num lanche entre amigos, constituindo também um final excelente para uma ementa mais requintada - neste caso deve ser saboreado antes da sobremesa.
Deve ser servido à temperatura ambiente. Se guardou no frigorífico, deve retirar 2 horas antes no Inverno, no Verão bastam 30 minutos. Coloque o queijo numa base. O corte deve ser feito ao meio, para que possa apreciar a pasta untuosa a deformar lentamente, parta em pequenas fatias e sirva.
Acompanhe com um bom vinho da Região e pão caseiro ou tostas de sabor neutro.

 

Controlo e Certificação

O queijo de Azeitão produzido pela Víctor Fernandes - Queijaria Artesanal tem a Denominação de Origem Protegida (DOP) certificando que a nossa produção está de acordo com as regras exigidas e respeita as condições de produção deste Queijo.
O controle de qualidade do produto final e a aferição da manutenção das características do queijo de Azeitão, tem lugar na realização regular de provas organolépticas ao queijo, o qual é submetido à avaliação de um grupo altamente qualificado e completamente autónomo: a SATIVA.

Next project